Nesta quarta-feira 16 de Abril, a turma do 4º ano B da Escola Municipal 5 de Julho realizou um passeio educativo até a Comunidade Santa Terezinha, onde estão localizados os desenhos rupestres — importantes registros históricos entalhados em pedras. A atividade contou com a presença da professora Eloisa, da monitora Poliana e da coordenadora Karine.
O local, que é uma das maiores fontes históricas do município, foi sendo aos poucos esquecido com o tempo. Pensando em resgatar e valorizar esse patrimônio cultural, a professora Eloisa desenvolveu um projeto interdisciplinar em sala de aula, unindo conteúdos de história e artes.
A visita proporcionou aos alunos uma vivência prática do que foi trabalhado em sala, despertando o interesse pela história local e o respeito pela preservação do patrimônio cultural. A iniciativa reforça a importância de aproximar os estudantes das suas raízes e valorizar os registros do passado como forma de manter viva a memória do município.
Eloisa destacou “ o passeio até as artes rupestres é uma forma maravilhosa de conectar os alunos com a história local e valorizar o patrimônio cultural. Os desenhos rupestres são como janelas para o passado, permitindo que as crianças entendam mais sobre a vida e os costumes das pessoas que viveram naquela região há milhares de anos. Esse tipo de projeto interdisciplinar é super importante, pois une história e arte, estimulando a criatividade dos alunos e o interesse pela cultura. Além disso, esse resgate da memória histórica pode ajudar a comunidade a valorizar ainda mais esses sítios arqueológicos;” finalizou a professora.
Comentários: