Uma chuva forte registrada na noite dessa segunda-feira (21), alagou ruas e avenidas de Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá. Vídeos gravados por moradores mostram o alagamento em parte de uma avenida, além de carros que passavam pelas ruas alagadas.
Segundo dados combinados de estações meteorológicas e satélite do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), já choveu 184 mm em Lucas do Rio Verde, até esta terça-feira (22). O número representa 142% da média normal para o mês.
Desde segunda (21), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite alerta amerelo (perigo) para chuvas intensas em 80 cidades de Mato Grosso e ventos intensos entre 40 e 60 km/h. A previsão é que a chuva continue em Lucas do Rio Verde durante esta semana, com 90% de chance de precipitação até domingo (27).
Ao g1, o morador do município Thiago Marques, disse que a chuva começou por volta de 20h, que os canais que drenam água na rodovia se alagaram e a água desceu para avenida.
“Muitas motos ilhadas e bicicletas foram arrastadas, da mesma forma que os lixeiros de coleta seletiva que tem espalhados na cidade”, lembra.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/n/H/7MwpwhQaS0iIB0yQIqww/whatsapp-image-2024-10-22-at-06.43.28.jpeg)
Como se proteger em tempestades
Não se abrigar debaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão, pelo risco de queda e descargas elétricas;
- Evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;
- Evitar locais abertos como campos de futebol por causa do risco de raios;
- Não estacionar automóveis próximos a torres de transmissão;
- Desligar aparelhos eletrônicos durante as tempestades;
- Não tomar banho em rios, lagoas ou cachoeiras durante temporais intensos;
- Nunca tocar em fios e cabos partidos.
Comentários: