Web Rádio Terra

Notícias/Saúde

Conselho de enfermagem denuncia condições insalubres em unidades de saúde indígena em MT

O conselho apontou que as unidades apresentam rachaduras, mofos nas paredes e equipamentos quebrados. Além disso, sofrem com a ausência de profissiona

Conselho de enfermagem denuncia condições insalubres em unidades de saúde indígena em MT
G1 MT
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) encontrou um cenário considerado insalubre nas unidades de saúde indígena das regiões de Água Boa e Barra do Garças, durante uma fiscalização realizada entre os dias 17 a 21 de junho. Segundo o Coren, as unidades sofrem com leitos improvisados, paredes com rachaduras e ausência de profissionais.

O conselho explicou que serão enviados relatórios ao Ministério Público (MP) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT), para que as providências necessárias sejam adotadas.

g1 procurou o Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante (DSEI Xavante), responsável pelas unidades da região, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

O Polo de Água Boa serve para o armazenamento de equipamentos e medicamentos. Nesse espaço também ficam pacientes que buscam atendimentos de saúde mais complexos.

O conselho apontou que o local está com rachaduras, mofos nas paredes e equipamentos quebrados. Além disso, a fiscalização também encontrou uma baixa quantidade de medicamentos, sendo insuficiente para atender as unidades.

Galerias Relacionadas

Outro problema apontado pelo conselho, é a ausência de profissionais. A equipe de fiscalização constatou que no período noturno, pacientes e acompanhantes permanecem no polo sozinhos, já que não há profissionais da enfermagem contratados para fazer o acompanhamento durante a noite.

FONTE/CRÉDITOS: G1 MT
Comentários:

Veja também