Um estudo realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em 20 praias do estado apontou que sete locais estão impróprios para banhos. São elas:
Praias impróprias para banho:
- Comunidade São Gonçalo, em Cuiabá;
- Bonsucesso, em Várzea Grande;
- Praia de Santo Antônio, em Santo Antônio do Leverger;
- Cachoeirinha, no Rio Coxipozinho em Chapada dos Guimarães;
- Cachoeira da Mulata, no Rio Tenente Amaral, em Jaciara;
- Balneário Estivado - Bom Jardim, no Rio Estivado, em Nobres;
- Rio Paraguai em Barra do Bugres.
O levantamento levou em consideração amostras para análise microbiológica e medição do pH. As amostras são acondicionadas em caixas térmicas e enviadas para análise no Laboratório da Sema, em Cuiabá, onde são processadas. Esse processo vai se repetir uma vez por semana, durante 5 semanas.
Segundo a Sema, essas análises estudam a existência de lançamentos de esgoto sanitário, fezes de animais ou presença de microrganismos patogênicos próximos aos rios.
Dessa forma, é possível evitar doenças como poliomielite, cólera, hepatite, febre tifóide, gastroenterite, doenças da pele, entre outras, podendo garantir a conservação dos recursos hídricos e proteger a saúde da população.
Praias aprovadas para banho
Quatorze praias da Baixada Cuiabana estão próprias para banho — Foto: Sema MT
Quatorze das 20 praias da Baixada Cuiabana foram consideradas próprias para banho. No município de Cuiabá, oito praias foram classificadas como próprias: Rio Mutuca, Rio Claro, Rio Paciência na Salgadeira, a Ponte de Ferro e Comunidade Coxipó do Ouro no Rio Coxipó, o Balneário Soberno na Comunidade de Aguaçu e a Ponte de Ferro da Guia no rio Coxipó Açú.
Comentários: