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Governo de Mato Grosso entrega centro de educação inclusiva para alunos com deficiência, autismo e superdotação

A unidade, que fica no bairro Consil, em Cuiabá, irá receber 58 estudantes com diferentes tipos de necessidades especiais

Governo de Mato Grosso entrega centro de educação inclusiva para alunos com deficiência, autismo e superdotação
SECOM MT
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O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), entregou, na tarde desta terça-feira (03.09), o Centro Estadual de Educação Inclusiva (CEEI), no bairro Consil, em Cuiabá. A unidade recebeu investimento de R$ 8,1 milhões para reforma e ampliação. O vice-governador Otaviano Pivetta e o secretário Alan Porto participaram da entrega.

Com a nova estrutura em funcionamento, 58 estudantes, que eram atendidos pelo Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies) e pelo Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (CEAADA), foram transferidos para o CEEI. 

Antes, essas instituições operavam em um prédio que não atendia a todas as necessidades de acessibilidade, ao lado do antigo Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, na rua General Valle. Para a Seduc, a migração para o novo espaço representa uma melhoria significativa nas condições de aprendizado e atendimento desses alunos.

O CEEI funcionará como um centro de apoio para promover a inclusão de estudantes com deficiência, autismo, altas habilidades e superdotação. 

Serão desenvolvidas diversas atividades pedagógicas focadas na estimulação e no enriquecimento curricular, atendendo às especificidades de cada aluno de maneira individualizada. Essa abordagem garantirá que todos os estudantes recebam o suporte necessário para seu desenvolvimento educacional e social.

A unidade recebeu a estrutura necessária para acessibilidade e conforto para cegos, surdos e estudantes com deficiência intelectual. São sete salas de aulas e 14 ambientes administrativos, entre sala de surdocegueira, sala de enfermagem, salas para atendimento especializados à pessoa com deficiência visual, auditiva e intelectual. 

O vice-governador Otaviano Pivetta, que representou o governador Mauro Mendes, disse que, antes de ser uma realização do Governo de Mato Grosso, é uma obrigação dar a melhor estrutura física para os estudantes da rede estadual. 

“É a mais sublime de todas as tarefas, que nós temos, de deixar um legado na educação. Essa escola recebeu uma reforma completa e adequada para receber essas duas unidades destinadas à inclusão de estudantes com diferentes tipos de necessidades especiais. Foi feita com muito carinho, pensando em cada detalhe de acessibilidade”, destacou Pivetta.

O secretário Alan Porto apontou que a comunidade escolar esperava por esse novo modelo de escola especial integrado. “É a realização de um sonho ver como ficou esse espaço depois da reforma e dos investimentos em mobiliários, equipamentos, conectividade, tecnologias e muita acessibilidade. A entrega do CEEI marca um avanço significativo na promoção da educação inclusiva em Mato Grosso”, disse.

O presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Gelson Menegatti, agradeceu o empenho da Seduc para que o CEEI se tornasse realidade e lembrou do papel que desempenhou nesse processo. “O Conselho Estadual de Educação trabalhou muito em relação às resoluções acerca da educação especial. Hoje, vemos na prática o que discutimos, aprovamos e o governador Mauro Mendes sancionou. Estamos felizes em ver que o centro se tornou realidade”, concluiu.

Também participaram da solenidade os secretário-adjuntos da Seduc Amauri Monge Fernandes (SAEX), Mozara Spencer Guerreiro (SAGR), Nadine Moreira (SAGE), Harley Rafael (SAIP), Flávia Emanuelle (SAGP), Jéssyca Kelly Castro (SAAS) e a Diretora Metropolitana de  Educação, Christina Barbosa.

CEAADA E CASIES

O Ceaada é a única unidade no estado que oferta a modalidade de educação bilingue para surdo em escola regular. Já o Casies oferta apoio e suporte à inclusão, trabalhando com atendimento de diversos estudantes com deficiência, inclusive intelectual. Também produz material pedagógico para estudantes cegos e com baixa visão, além de assessoramento pedagógico para inclusão de estudantes com deficiência, incluindo escolas municiais e privada.

 

FONTE/CRÉDITOS: SECOM MT
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