Mato Grosso teve o segundo melhor desempenho do país em relação à geração de vagas de empregos em 2023, com um acumulado de 620.164 contratações, de acordo com dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no final de janeiro.
O estado fica atrás apenas do Distrito Federal, que teve saldo de 36.968 novas vagas de janeiro a dezembro do ano passado. Em 2022, Mato Grosso também foi o segundo estado do país que mais gerou oportunidades de emprego, ficando atrás do Amapá.
Em relação a todo o ano de 2023, o setor que mais teve contratações foi o de serviços, com 17.286 novos contratados, seguido por indústria (7.839), comércio (7.077) e agropecuária, com 6.158 novos trabalhadores.
O coordenador do Centro de Dados Econômicos, Vinicius Hideki, diz que a variação de empregos nos setores pode ser influenciada por mudanças na economia global, políticas governamentais, condições climáticas, flutuações nos preços de commodities e outros eventos específicos do setor.
O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse que a industrialização da região Centro-Oeste combina com a forte presença da agricultura.
"O Centro-Oeste vem combinando uma presença forte da agricultura e nesse momento a introdução da indústria, o que é bastante positivo. A região crescerá sua colaboração com o PIB brasileiro, quando olhamos estado por estado. ” diz
Em relação ao mercado de trabalho destinado a pessoas com algum tipo de deficiência, o CAGED registrou crescimento no cenário nacional.
Comentários: