A previsão de chuva para a partir da metade desta semana em áreas já castigadas por temporais no Rio Grande do Sul volta a deixar o estado em alerta. De acordo com a Climatempo, o avanço de nova frente fria volta a provocar aumento nas condições de pancadas fortes de chuva. A possibilidade de aumento do frio pode dificultar os resgates.
"É a segunda frente (fria), que se forma na noite de terça e se desloca na quarta. A situação continua preocupante nas áreas mais vulneráveis", explica Luíza Cardoso, da Climatempo.
Na quarta-feira (8), a segunda frente fria se forma na Argentina e se desloca para alto mar, influenciando o aumento da chuva em todo o território do Rio Grande do Sul.
Segundo porta-voz do Exército, que auxilia os resgates, uma queda brusca da temperatura prevista para a partir de quarta-feira (8), quando volta a haver instabilidade em todo o estado, deve dificultar os trabalhos. De acordo com o órgão, a temperatura mais baixa aumenta o risco de que pessoas que aguardam resgate sofram hipotermia.
A Climatempo aponta que a situação é especialmente delicada na Região Sul do RS, mas permanecem em alerta as regiões da Serra, Litoral Norte e Metropolitana de Porto Alegre.
A situação pode melhorar em parte do estado a partir de quinta-feira (9), quando uma área de alta pressão deve inibir a formação de nuvens carregadas sobre as regiões Sul, Central e Fronteira Oeste. As temperaturas também devem cair, e fazer frio nas áreas que fazem divisa com Argentina e Uruguai.
As regiões Norte e Serra seguem com chance de chuva a qualquer hora do dia. Já na Região Metropolitana de Porto Alegre, a chuva deve ocorrer pela manhã e parar durante a noite.
Comentários: